RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Últimos artigos publicados: Notícias Magazine #1014

Luís de Almeida Gonçalves, hoje um homem de 51 anos, foi a primeira criança portuguesa diagnosticada com autismo. No início do ano fui conhecê-lo à sua casa, no Vale de Santarém, onde vivia, na altura, com o pai, José Carlos de Almeida Gonçalves e com a mulher deste, a Dona Graça.

A reportagem é publicada na Notícias Magazine de hoje e conta como os pais de Luís lutaram por um diagnóstico que tardava; como, mais tarde, fundaram a primeira escola para autistas do país e como tem sido a vida de Luís desde então. Infelizmente, José Carlos de Almeida Gonçalves já não poderá ler esta estória, que tão bem ajudou a contar. Faleceu no mês passado, aos 82 anos, sem que eu ou a direcção da revista suspeitássemos.

A notícia pesa-me no coração, e pesa-me também o facto de não termos ido a tempo sequer de publicar uma nota junto ao texto - quando soube, já a revista tinha sido impressa. Contamos fazê-lo na próxima edição. Por tudo isto, só posso pedir desculpa à família, a todos os que conheceram este homem determinado e a quem se cruzar com esta estória, mesmo que não conheça os protagonistas.

O primeiro autista português também se lê aqui.

0 comentários: