De repente, aquilo que era um simples artigo transforma-se num enredo sem fim: o editor acha que afinal não era bem aquilo, pede mais uma entrevista, mais uma caixinha, mais uma foto, mais uma ajuda para uma peça paralela, mais isto e mais aquilo... e quando damos por ela, temos em mãos um trabalho muito diferente do inicialmente encomendado pelo mesmo preço. Ora, para um freelancer, é importante que tudo esteja bem explicitado no início do trabalho: só assim se podem contabilizar devidamente as horas de trabalho e as despesas associadas para se fazer um orçamento adequado.
O que fazer exactamente quando complicações deste tipo aparecem? Aceder aos "pedidos especiais" pode dar os seus frutos e ser até uma mais-valia, mas, por outro lado, uma "derrapagem" deste tipo pode implicar os restantes trabalhos de um freelancer e o valor a receber pode mesmo não compensar o esforço extra.
Já passei por isso e sei como pode ser complicado tomar uma decisão. Neste departamento, o The Renegade Writer dá uma ajuda preciosa: How to battle scope creep in a writing assignement é de leitura obrigatória.
Quando as coisas se complicam...
Publicada por
Patrícia Raimundo
on quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Etiquetas:
freelancing
0 comentários:
Enviar um comentário