RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Quando as coisas se complicam...

De repente, aquilo que era um simples artigo transforma-se num enredo sem fim: o editor acha que afinal não era bem aquilo, pede mais uma entrevista, mais uma caixinha, mais uma foto, mais uma ajuda para uma peça paralela, mais isto e mais aquilo... e quando damos por ela, temos em mãos um trabalho muito diferente do inicialmente encomendado pelo mesmo preço. Ora, para um freelancer, é importante que tudo esteja bem explicitado no início do trabalho: só assim se podem contabilizar devidamente as horas de trabalho e as despesas associadas para se fazer um orçamento adequado.

O que fazer exactamente quando complicações deste tipo aparecem? Aceder aos "pedidos especiais" pode dar os seus frutos e ser até uma mais-valia, mas, por outro lado, uma "derrapagem" deste tipo pode implicar os restantes trabalhos de um freelancer e o valor a receber pode mesmo não compensar o esforço extra.

Já passei por isso e sei como pode ser complicado tomar uma decisão. Neste departamento, o The Renegade Writer dá uma ajuda preciosa: How to battle scope creep in a writing assignement é de leitura obrigatória.

0 comentários: