RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Se não tens deadline... trata de arranjar um!

Quando digo que trabalho melhor sob pressão, não quero dizer que acho agradável ter sempre alguém a cobrar-me aquela peça e muito menos que adoro ter montanhas de trabalho para terminar em prazos surreais. O que quero dizer é que o facto de ter um deadline me ajuda e muito a dar andamento ao trabalho. E quando se é freelancer, isso pode significar ter ou não dinheiro para pagar a renda no final do mês.
Não consigo evitar isto: se tiver 3 trabalhos em mãos e um deles vier sem data de entrega, esse fica invariavelmente na base das minhas prioridades. Organizo-me por deadlines e deixo as outras peças para quando der. Alguns trabalhos acabam por se arrastar sem qualquer necessidade e, com eles, os pagamentos.

Nunca é a mesma coisa, mas há truques para contornar a falta de deadline. Estabelecermos nós mesmos uma data é o mais óbvio e simples de aplicar, mas nem sempre é fácil levá-lo a sério. Porque os deadlines reais têm sempre mais peso que os deadlines fictícios...

A verdade, porém, é só uma: se não tens um deadline... trata de arranjar um!
Para começar, vale a pena espreitar as soluções criativas do The Renegade Writer em What to do when you don't have deadlines.

0 comentários: