RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Na caixa de ferramentas de um freelancer

As capacidades de escrita e de pesquisa, o faro jornalístico e o detector de estórias são alguns dos componentes obrigatórios que qualquer jornalista freelancer leva consigo numa "caixa de ferramentas" imaginária. No entanto, se abrirmos as caixas uma a uma, boa parte delas terá alguns espaços vazios. As ferramentas em falta são, muitas vezes, as indispensáveis para um bom self-marketing.
A fase de promoção, de vender o trabalho, é talvez - a par da contabilidade - a menos interessante para um freelancer. Porém, são tarefas fundamentais para quem trabalha por conta própria. Se ninguém souber o que fazemos, como poderão encomendar-nos trabalhos ou aceitar propostas?
Foi a pensar nesta "aversão" ao marketing que Mary Jaksch, editora do Write do Done, escreveu Are you missing this crucial skill set as a writer?, um artigo que mostra como saber promover o nosso trabalho é quase tão importante como fazê-lo bem, nas mais diversas situações.

0 comentários: