RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Googla-te!

Que não haja dúvidas disto: hoje, quando um empregador quer saber mais sobre um potencial colaborador vai procurá-lo na Internet. Googlar a pessoa em causa é prática comum e pode dar uma visão geral sobre os seus interesses, a postura profissional, o currículo, o trabalho feito, etc. A pesquisa na Internet é uma ferramenta útil para empregadores, mas também para colaboradores que querem saber mais sobre as empresas e os profissionais com quem pretendem trabalhar.
É por isto que é cada vez mais importante estarmos atentos à nossa reputação online. Esse cuidado pode passar por evitar colocar fotos embaraçosas no Facebook (ou limitar o acesso a elas), ter um bom perfil numa rede social profissional, um portefólio online cuidado e assegurarmo-nos que aparecem no Google se alguém se decidir a pesquisar. Mas há mais: Jeb Blount (Quick and Dirty Tips) dá outros bons conselhos que vale a pena ter em conta em What do people find when they google you?

Há poucos minutos, era isto que encontrariam: o meu perfil no Facebook em primeiro lugar, dois perfis da minha colega Patrícia Raimundo da Silva (há sempre este "perigo"...), depois o meu LinkedIn e logo em seguida o Twitter. Falta aqui o Estórias em Jornalês (que não aparece sequer nas primeiras páginas da pesquisa...), mas, com algumas lições de SEO, vou ver se consigo tratar do assunto.
E tu, já te googlaste hoje?

0 comentários: