RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Coworking

Tenho percebido em conversas e mesmo através do feedback que tenho do blog que o coworking é um dos temas que mais interessam aos freelancers, jornalistas ou não.

Lisboa conta já com seis destes espaços que albergam profissionais das mais diversas áreas num mesmo espaço, equipado com tudo aquilo que um trabalhador por conta própria precisa e com a gigantesca vantagem de "simular" o melhor que um "escritório" pode ter: o convívio e a troca de ideias num ambiente simultaneamente profissional e informal. É, sem dúvida, o melhor incentivo ao fim daquilo a que chamo o "freelancing de pijama e pantufas" e um óptimo estímulo à criatividade e à partilha. Na capital os preços variam entre os 95 e os 200 euros por mês e há espaços que apresentam também outras modalidades de aluguer - uma secretária por um dia poderá custar à volta de 10 euros ou 39 se for alugada à semana.

Se não fosse o facto de, neste momento, não ter possibilidade nenhuma de juntar mais uma conta à minha lista, já teria experimentado. Até lá, estou a preparar com uma colega uma lista dos melhores spots públicos (cafés, jardins, esplanadas, bibliotecas...) onde um jornalista freelancer se pode sentar a escrever. Agora que os meses quentes se aproximam, há que contrariar a preguiça mais que nunca - e uma esplanada soalheira ou um jardim fresco podem fazer milagres pela nossa inspiração e produtividade.

Para quem quer saber mais sobre coworking:

0 comentários: