RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Estudantes de jornalismo, por que esperam?

As férias de verão estão quase aí, por isso esta é a altura ideal para colocar a pertinente questão: por que não começar a fazer freelancing enquanto estudante?

Foi assim que comecei. Muito por culpa do António Granado, meu professor na Faculdade que incentivou - e continua a incentivar ainda - todos os alunos a tentarem publicar os trabalhos da cadeira num qualquer órgão de comunicação social. Se não fosse ele e este empurrãozinho que fazia questão de dar, provavelmente nunca teria pensado no freelancing como uma hipótese válida. Uma das reportagens consegui publicar, a outra não. Mas a partir daí as portas abriram-se: as profissionais e as da minha jovem cabeça de aspirante a jornalista.

Por isso, estudantes de jornalismo que lêem estas Estórias, isto é para vocês. Mesmo que não tenham tido a sorte e o prazer de um Granado ter cruzado a vossa vida de estudante, não há desculpa: não esperem pelo fim da licenciatura para começarem a escrever. Aproveitem o tempo livre que as férias de verão proporcionam e invistam no freelancing (se não quiserem tentar um estágio), invistam em vocês, na vossa futura carreira. Uns dias a menos de praia não farão mossa no vosso bronzeado e a experiência compensa.

E não sou a única a dizer isto. Tom Clarke, o Chancer dos Wannabe Hacks, assinou recentemente o artigo How to get work experience | part one: use your summer holidays e no Freelance Switch, Thursday Brahm escreveu Freelancing as a student. Tudo boas dicas que estão ao alcance de qualquer estudante de jornalismo.

0 comentários: