RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Ciberjornalismo: orgulho & preconceito

Origens e evolução do Ciberjornalismo em Portugal: Os primeiros quinze anos, livro que Helder Bastos, professor na Universidade do Porto, acaba de lançar no II Congresso Internacional de Ciberjornalismo vai aumentar em breve a minha pilha de livros para ler.

Nada me intriga tanto como esta dificuldade que o (bom) ciberjornalismo tem em vingar numa sociedade em que o acesso à Internet já está mais que enraizado e uma boa parte da população já usa sem problemas as novas tecnologias móveis. Continua a dar-se uma importância desmedida ao papel e a relegar-se o digital para último plano, encarando-o mais como um complemento do que como meio de comunicação em si. Helder Bastos diz que o ciberjornalismo ainda não encontrou o modelo certo de negócio para se afirmar e eu não podia estar mais de acordo. A sensação que tenho é que tanto as empresas de media - jornalistas incluídos - como os anunciantes e investidores ainda não acreditam que investir no on-line pode ser um caminho - válido, interessante, auto-suficiente e porque não rentável - para revitalizar o jornalismo.

Sem fórmulas mágicas, parece-me que enquanto não se quebrar este estranho preconceito em relação ao on-line, o ciberjornalismo vai continuar a enfrentar sérias dificuldades para conseguir o seu lugar ao sol.

0 comentários: