RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Dias mais produtivos

Quem trabalha com palavras sabe como isto é: há dias em que nem uma linha nos sai, quanto mais um lead. O problema é que, lá dizia o ditado, tempo é dinheiro. E os freelancers sentem, mais que ninguém, a verdade da sabedoria popular na pele. Se esta espécie de "bloqueio" se prolonga por demasiado tempo, a produtividade cai a pique, não há deadline que resista, perdem-se oportunidades e as contas no fim do mês ficam em risco.
Foi a pensar nisto que Henri Juntilla escreveu 10  simple ways to double the speed of your writting... right now, uma lista de boas dicas para dias mais produtivos. Gosto particularmente do conselho 3 - pôr de lado, por momentos, o espírito crítico (o perfeccionismo pode ser uma tremenda fonte de bloqueio) -, porque é, talvez, um dos mais difíceis de pôr em prática, mas já comprovei a eficácia de outros, nomeadamente os que dizem que é necessário estabelecer deadlines, rotinas e lugares propícios à escrita.

Para evitar ou contornar bloqueios, ficam aqui mais dois truques que costumo utilizar e que nunca falham:
  • para contornar bloqueios, a técnica do banho-maria - se o bloqueio se prolonga demasiado, de nada serve forçar a inspiração e perder tempo naquilo que, mais tarde ou mais cedo, se torna um verdadeiro massacre. Nestes casos, o melhor a fazer é deixar o texto repousar por umas horas. No regresso teremos uma visão muito mais fresca de todo o trabalho feito e por fazer. Resulta sempre.
  • para evitar o bloqueio, seguir por outro caminho - não conseguir encontrar a ligação perfeita para o parágrafo seguinte, ou verificar que as ideias não estão a resultar é terrível. Quando isto acontece não vale a pena insistir nesse caminho ou parar por ali. Há que tomar outra direcção e continuar a escrever, mesmo que se tenha que voltar atrás para corrigir ou acrescentar. E é uma excelente forma de chamar novas ideias e de encontrar soluções para textos que, por alguma razão, não estão a fluir da melhor maneira.

0 comentários: