RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Kapost: uma extensão virtual da redacção

Há umas semanas falei aqui da Ebyline, uma espécie de redacção virtual que fomenta a comunicação entre freelancers - que vendem as suas peças - e editores - que procuram conteúdos e jornalistas disponíveis.

Hoje descobri no 10.000 Words uma ferramenta parecida, mas vocacionada para as empresas. O Kapost, assim se chama, é como que uma extensão da redacção física e uma enorme ajuda na gestão, sobretudo dos trabalhos encomendados a freelancers. Vale mesmo a pena ver a demonstração disponível e brincar um pouco com as possibilidades que o Kapost oferece: um fabuloso calendário de deadlines; uma listagem/upload dos trabalhos distribuídos pela redacção (freelancers ou não) com informação do estado, jornalista destacado, deadline e editor responsável; secção de colaboradores/users; controlo de pagamentos e até uma ferramenta de análise estatística que permite avaliar a contribuição de cada colaborador e o feedback dos artigos publicados.

Consigo imaginar perfeitamente os benefícios do Kapost em qualquer uma das redacções por onde passei: é qualquer coisa como pôr ordem na casa e uma maneira muito, muito eficaz de nunca perder de vista os planos traçados sem se perder muito tempo. E, claro, o melhor de tudo: é mais uma maneira de aproximar freelancers e editores e de facilitar a distribuição do trabalho, a determinação de prazos e o controlo de pagamentos.

Para "redacções" com até três users, o Kapost é gratuito. A partir deste número o serviço é pago.

Seja como for, vale mesmo a pena experimentar!

0 comentários: