RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Preparar terreno para o freelancing

Não raras vezes, o freelancing aparece na vida das pessoas como uma espécie de solução de recurso. O desemprego, que entra sem bater à porta, é talvez uma das principais razões pelas quais a maior parte das pessoas se atira - ou é atirada! - para o trabalho por conta própria.

Mas não tem que ser assim. Preparar terreno para o freelancing é possível, é mais tranquilo, seguro e pode prevenir alguns desgostos, como mostra o excelente artigo de Alexander Dawson no Freelance Switch Getting started: the first steps to freelance freedom.

Confesso que, antes de a vida me trocar as voltas, era mesmo este o meu plano para 2011: continuar a trabalhar em full-time e voltar activamente às colaborações. Mantinha um rendimento fixo, essencial à minha sobrevivência e à realização do trabalho, e poderia embarcar na aventura do freelancing com riscos minimizados. Isto até, idealmente, conseguir manter-me apenas como freelancer. Qualquer coisa como preparar a terra e investir nas sementes.

Por agora os tempos exigem outras manobras. Preparar, cultivar e colher pequenas porções de terreno ao mesmo tempo. Há que estar preparado também para os Planos B...

0 comentários: