RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

O drama de fazer orçamentos

Faz parte da vida de freelancer, mas pode causar verdadeiros ataques de pânico a quem começa. Geralmente, cada meio de comunicação define o preço da página, peça ou de X caracteres e cabe ao freelancer aceitar ou não. Mas nem sempre é assim. Mais tarde ou mais cedo, há quem peça um orçamento.

Da primeira vez que alguém me perguntou quanto é que cobraria para fazer determinado trabalho, tremi. Não fazia ideia do que responder. Por um lado, tinha medo que achassem demasiado caro e optassem por um jornalista mais barato. Por outro, não podia baixar o meu preço ao ponto de 1) o trabalho acabar por não compensar; 2) ter de baixar a qualidade. O que fazer?

Decidi dar umas voltas por blogs e sites de jornalismo, mas também de freelancing em geral, e dei-me conta de uma coisa curiosa: praticamente todos incentivavam os freelancers a não baixarem os preços. Segundo uns e outros, ser o mais barato do mercado não abonava a favor de nenhum freelancer. Basicamente, cobrar mais é garantir qualidade, o que supostamente agrada ao cliente.

À primeira vista, e tendo em conta a conjuntura actual, subir os preços ou fazer orçamentos sem medo pareceu-me suicida. Mas aos poucos fui ganhando confiança nas minhas propostas. Comecei por estabelecer um valor mínimo a cobrar por trabalho: um valor ao mesmo tempo justo, que me permita fazer um trabalho com qualidade, sem entrar em prejuízo. A partir daqui, a construção dos orçamentos começou a ficar francamente mais fácil.

É claro que não deixo de ter algumas dúvidas e de rever vezes sem conta as propostas, sempre com aquela tentação fatídica de tirar aqui ou ali para baixar o valor total da proposta. Thursday Bram tem um remédio santo para isto: chama-se How to tell when your rates are too low e apresenta vários sinais de que se está a cobrar muito menos do que se deveria. Comer ramen a todas as refeições durante semanas a fio é apenas um dos mais óbvios.

0 comentários: