RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Escrever por antecipação

Quando, em Março, estive a partilhar as minhas estórias em jornalês com os alunos de Seminário de Jornalismo (Curso de Comunicação e Jornalismo) da Universidade Lusófona, um dos assuntos que abordámos no final foi esta: escrever por antecipação é ou não uma boa estratégia para um freelancer? Devemos enviar o texto já escrito para o editor antes mesmo de saber se o quererá publicar?

O tema foi levantado por uma aluna e eu dei a minha opinião: acho arriscado, por vários motivos. Primeiro, porque há sempre o perigo (e é um perigo bem real e mais comum do que o que se possa pensar) de o texto ser "roubado". Se não conhecemos bem o editor, se não há ainda alguma confiança, é estar a arriscar demasiado. Depois, porque podemos não "acertar" no ângulo certo para a publicação em questão. Como freelancers, podemos escrever por antecipação e tentar vender a peça a vários meios (um de cada vez, atenção - o que daria um belíssimo tema para outro post...), mas, desta forma, das duas uma: ou não personalizamos o texto segundo o estilo de cada publicação ou temos o dobro do trabalho (que não sabemos se vai dar frutos) a fazer as modificações necessárias para a peça "caber" nas especificidades de cada revista ou jornal.

A aluna também deu os seus argumentos: é que, se enviarmos o texto logo, podemos conseguir convencer mais facilmente o editor de que escrevemos bem e temos um bom trabalho. Não deixa de fazer sentido, mas, ainda assim, penso que o ideal é criar uma boa relação com os editores e, tanto quanto possível, acertar os pormenores do trabalho antes de se partir para o terreno. Acredito que é a situação ideal para as duas partes, freelancer e editor.

Na minha ronda quase diárias pelos blogs, dei de caras com um excelente post de Linda Formichelli sobre este tema - write on spec, em inglês.


Para quem já se viu a braços com este dilema, You ask, I answer: Should I write on spec? é de leitura obrigatória.

0 comentários: