RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

O futuro dos media: as ideias de Picard

Francisco Pérez Latre resume muito bem as 10 ideias sobre o futuro dos media apresentadas por Robert Picard, especialista em gestão de empresas de comunicação.

A minha preferida é logo a primeira:
"1. El gran desafío de las empresas en la industria de los medios no es el dinero, sino el cambio y la incertidumbre. Las empresas no pueden pensar que dentro de 2 años seguirán haciendo lo que hacen ahora."

3 bons exemplos de curadoria

Thomas Samph assina um interessante artigo sobre curadoria na Internet - tema de que gosto particularmente - e dá três bons exemplos de curadores no Social Media Today: The rise of the social media curator.
"So while the Internet may seem big and scary, curation is happening all around us. It becomes manageable. And the sites we choose to spend our time on and the channels in which we look for content benefit. What separates the people on this list is not only that they’ve found a niche and stuck to it, but they've created platforms and networks that allow their content curation to thrive"

Um CV no Facebook

A introdução da timeline nos perfis pessoais e nas páginas das empresas no Facebook tem dado azo a algumas boas ideias: milestones, histórias com imagens, cronologias e até a brilhante incorporação da foto de perfil na foto de capa.

Mas esta semana vi uma coisa que pode até não ser inédita - já havia CVs no Facebook antes da timeline - , mas que é um bom exemplo de uma utilização criativa das páginas e da timeline e uma excelente forma de aproveitar o potencial das redes sociais para dar a conhecer o trabalho de um profissional.

Chama-se Marta Poiares, é jornalista e tem um CV no Facebook. Com 104 likes. Por agora.
Obrigatório espreitar!

Alguém por aí tem mais exemplos destes para partilhar?

A estória só não chega

Eric Newton diz que, nos dias de hoje, contar apenas a estória não basta: há que explicar o porquê por detrás dela, fazê-la mais transparente e partilhável.

O essencial sobre esta ideia pode ler-se no último post de Mona Zhang no 10.000 Words: Newton to journalists: focusing on the story isn't enough anymore.

Jornalismo em tempos de crise

O blog do Fórum de Jornalistas faz um excelente resumo da conferência Jornalismo em Tempos de Crise do último sábado em Quantos jornalistas mudariam de emprego amanhã se pudessem?

Como os social media estão a substituir o jornalismo tradicional

O USA Today apresenta uma excelente infografia que mostra como as redes sociais estão a substituir os tradicionais órgão de comunicação social. Prova disso é que já mais de 50% das pessoas diz que teve conhecimento das notícias de última hora através das redes sociais em vez das fontes oficiais de notícias.

Os números, mas também os prós e os contras desta nova forma de consumir notícias, para ver aqui: Social media is replacing traditional journalism.

[dica de António Granado]

Community editor: a primeira contratação de uma revista?

Paul Bradshaw faz uma pergunta pertinente: Should a community editor be a magazine's first hire?

A questão parte de um exemplo e fica no ar como um convite à reflexão.

Jornalismo aberto

Pedro Jerónimo resume bem o conceito de jornalismo aberto, preconizado pelo director-chefe do The Guardian e ainda lança pistas para este e outros jornalismos. A não perder em Dez ideias sobre jornalismo aberto.

O que está por detrás de um não

O que é que motiva um editor a recusar uma proposta ou nem sequer responder? Mil e uma razões podem estar por detrás desta decisão. O IJNet lista 5 delas - as mais prováveis e talvez as mais comuns -, uma excelente forma de evitar alguns erros e de libertar algumas angústias: Five reasons editors say "no" to a story pitch.

O que é um "engagement editor"?

A importância cada vez maior das redes sociais e das comunidades online está a fazer surgir um novo cargo nos media: o engagement editor.

Mas quem é e o que faz um engagement editor? Não há ninguém melhor para responder que os próprios. Steve Buttry juntou alguns depoimentos destes novos editores num post de leitura obrigatória: What does an engagement editor do? Digital First editors answer.