RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Mais boas ideias de curadoria

Desta vez, Steve Buttry compila as excelentes ideias sobre curadoria da nova equipa da Digital Media First. Vale mesmo a pena ler.

Notícias personalizadas

Jonathan Stray assina um artigo muito interessante sobre a necessidade de personalizar as notícias, segundo os interesses de quem lê: Who should see what when? Three principles for personalized news.

Desculpas para tirar férias

Quem é que precisa de desculpas para tirar férias? Os freelancers, claro! Quando trabalhamos para outros, agendar as férias é uma coisa natural, mas quando o fazemos por conta própria nem sempre é fácil decidir tirar uns dias.

A 16 de Abril do ano passado estava eu a preparar aquelas que seriam - esperava eu - as minhas primeiras férias enquanto freelancer. Esperava eu, porque a verdade é que os dias que determinei como "férias", tiveram pouco ou nenhum sabor a férias. Os meus rendimentos na altura não deram para grandes planos e a ansiedade de quem ainda está a começar e não sabe muito bem o que vai encontrar quando voltar não ajudaram ao descanso. Foram uns dias fora da capital e do meu escritório caseiro, pouco mais que isso.

Este ano as circunstâncias são diferentes - já não sou exclusivamente freelancer, embora a maior parte das minhas rotinas de trabalho se assemelhem muito a essa condição -, por isso estou confiante que desta vez vou poder desligar e desfrutar muito mais umas verdadeiras férias.

Para quem ainda precisa de "desculpas" para tirar férias, Nellie Akalp dá excelentes dicas em How to justify a vacation when you're self-employed.

Freelancing: 25 anos, 25 lições

Gostei de ler as Top 25 lessons learned in 25 years of freelancing de Will Kenny no Freelance Switch.

Alguns destaques:
  • Slow and steady wins the race
  • What I decide not to do today will have as much influence on my ultimate success as what I decide I will do
  • “It’s all my fault!” may be an exaggeration, but it is also the mantra of the successful freelancer.
  • The days when I work heroically to make huge advances on a big client project are nowhere near as satisfying as the days that show a balancebetween work and personal life

Hábitos e ferramentas para jornalistas eficientes

Kevin Loker apresenta 7 hábitos - e as ferramentas para os pôr em prática - que podem contribuir para aumentar a eficiência dos jornalistas.

O meu preferido:
"Seek first to understand, then to be understood"

Curadoria: Técnicas, tipos e dicas

Muito bom este post de Steve Buttry sobre curadoria: Curation techniques, types and tips.

[Dica de António Granado]

Os melhores blogs para estudantes de jornalismo

Um post - e muitos blogs - a explorar nos próximos tempos: The 40 best blogs for journalism students.

[Dica de Lauren Rebaino]

Estórias de investigação

Muito úteis as dicas de Paige Williams para escrever boas estórias de investigação em Narrative + Investigative: tips from IRE 2012, Part 2.

[Dica de Fórum de Jornalistas]

Dar o salto do emprego para o freelancing

Deixar um emprego fixo para começar uma carreira como freelancer pode ser um verdadeiro salto em queda-livre: a adrenalina, o risco e o prazer são mais ou menos os mesmos. Tim Hillegonds dá alguns conselhos para quem está prestes a dar o salto aqui: How to make the leap from corporate America to freelance writing.

Como escrever títulos irresistíveis

Conselhos para escrever bons títulos - confesso que para mim são sempre difíceis - nunca são demais! E os de Mary Jaksch são excelentes, muito voltados para a escrita online. Para ler aqui: The art (and science) behind neck-snapping headlines.

Como as redes sociais podem influenciar editores e publicações

Muito interessante o artigo de John Hall sobre a influência das redes sociais nas escolhas dos editores e das publicações. Segundo o colaborador do Social Media Today, cada vez mais os editores estão atentos à presença dos seus colaboradores (freelancers ou não) nas redes sociais, ao potencial de partilha que podem gerar, ao valor acrescentado que poderão trazer à publicação, etc... Para Hall, está na altura de mergulhar a fundo nas redes sociais, já que estas podem ser uma excelente forma de consolidar uma postura profissional e sobressair num mercado saturado. Para os freelancers então, esta parece-me ser a oportunidade.

Vale mesmo a pena ler Social media is revolutionizing online publishing.
Social media is now influencing what content is written, how publishers accept content, and the overall information that’s displayed online. People who build their companies and personal brands are gaining more followers, friends, and connections. As a result, they are getting more press, opportunities, and authority. Rather than wait for your ship to sail in, swim out to it. Being proactive is the only way to make a splash in the publishing industry.

Produzir todos os dias é preciso

Adam Westbrook dá o melhor conselho que se poderia dar a quem quer ser bem sucedido em áreas como a escrita, o jornalismo, o cinema, o design... enfim, qualquer área em que a criatividade e o empreendedorismo façam a diferença:
"Whatever it is you want to do, you must produce it and consume it every day."

Vamos a isso?

Escrever por antecipação

Quando, em Março, estive a partilhar as minhas estórias em jornalês com os alunos de Seminário de Jornalismo (Curso de Comunicação e Jornalismo) da Universidade Lusófona, um dos assuntos que abordámos no final foi esta: escrever por antecipação é ou não uma boa estratégia para um freelancer? Devemos enviar o texto já escrito para o editor antes mesmo de saber se o quererá publicar?

O tema foi levantado por uma aluna e eu dei a minha opinião: acho arriscado, por vários motivos. Primeiro, porque há sempre o perigo (e é um perigo bem real e mais comum do que o que se possa pensar) de o texto ser "roubado". Se não conhecemos bem o editor, se não há ainda alguma confiança, é estar a arriscar demasiado. Depois, porque podemos não "acertar" no ângulo certo para a publicação em questão. Como freelancers, podemos escrever por antecipação e tentar vender a peça a vários meios (um de cada vez, atenção - o que daria um belíssimo tema para outro post...), mas, desta forma, das duas uma: ou não personalizamos o texto segundo o estilo de cada publicação ou temos o dobro do trabalho (que não sabemos se vai dar frutos) a fazer as modificações necessárias para a peça "caber" nas especificidades de cada revista ou jornal.

A aluna também deu os seus argumentos: é que, se enviarmos o texto logo, podemos conseguir convencer mais facilmente o editor de que escrevemos bem e temos um bom trabalho. Não deixa de fazer sentido, mas, ainda assim, penso que o ideal é criar uma boa relação com os editores e, tanto quanto possível, acertar os pormenores do trabalho antes de se partir para o terreno. Acredito que é a situação ideal para as duas partes, freelancer e editor.

Na minha ronda quase diárias pelos blogs, dei de caras com um excelente post de Linda Formichelli sobre este tema - write on spec, em inglês.


Para quem já se viu a braços com este dilema, You ask, I answer: Should I write on spec? é de leitura obrigatória.

Os 4 pilares do freelancing

Obrigatório ler os 4 pilares de uma carreira de sucesso como freelancer, de Simon Clarke.

Um lembrete para jovens jornalistas

Gostei de ler o último post de Hannah Bass no Wannabe Hacks: Young journalists must remember that we deserve to be paid.

Numa altura em que entramos na "época alta" dos estágios não remunerados, o lembrete de Bass vem em boa hora. Os estágios fazem todo o sentido; o que não faz sentido é, a partir de certa altura, continuarmos a não cobrar pelo trabalho que fazemos. Como não me canso de repetir por aqui, trabalhar de borla, só se...

Ser um blogger freelancer

Leo Babauta começou por ser jornalista freelancer: publicava artigos em jornais e revistas como forma de complementar o rendimento do seu emprego full-time. Num interessante post no Freelance Switch, Babauta explica como este ano decidiu experimentar algo diferente: ser um blogger freelancer.

O Verão está aí...

... e Patty Coffy diz que esta é uma excelente época para quem está à procura de emprego.

Não sei se será melhor ou pior que outras épocas do ano - afinal há sempre aquela ideia de que de Julho a Setembro o mundo do trabalho entra numa fase de quase "câmara lenta" - mas numa coisa a colaboradora do Mashable não podia estar mais certa: deixar de procurar trabalho no Verão é estar mesmo a pedir para perder oportunidades...

Os 10 mandamentos dos empreendedores do digital

Obrigatório ler! Jim Breiner diz tudo aquilo em que eu acredito aqui: 10 commandements for digital news entrepreneurs.

[Dica de António Granado]