RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Os mistérios do lead

Há estórias que já nascem com lead. Há leads que aparecem durante as entrevistas ou no terreno. Outros há que simplesmente não aparecem - há que encontrá-los. E também há aqueles que se revelam a meio da estória. Ou no fim. Ou no chuveiro, quando menos esperamos.

Gosto de pensar no lead assim como uma espécie de mistério - ou melhor, desafio - do jornalismo. Escrever um bom lead pode ser tão aliciante como desesperante (se a inspiração for tão curta como o deadline), da mesma maneira que afiná-lo é uma deliciosa tarefa de minúcia, quase um jogo.

É por tudo isto que acho genial um dos últimos posts de Steve Buttry. Strong from the start: advice for writing leads é um verdadeiro manancial de conselhos, dicas e técnicas - dos mais básicos aos mais engenhosos - para escrever leads melhores, mais focados e inspirados. Obrigatório.

0 comentários: