RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Contornar a instabilidade dos rendimentos

Há precisamente nove meses, quando decidi encarar o freelancing como uma opção válida de vida e de carreira, não fazia ideia se seria capaz de resistir mais que um ou dois meses. A gigantesca instabilidade dos rendimentos poderia deitar tudo a perder em pouco tempo.

Passada a prova de fogo - os decisivos dois primeiros meses -, tomei-lhe o gosto. A minha vontade de continuar a trabalhar por conta própria, mesmo que isso signifique que a incerteza estará sempre presente, saiu reforçada e o tempo passou tão depressa que nem voltei a fazer balanços. Até agora.

De repente, já passaram nove meses. E a primeira ideia que me vem à cabeça é esta: não sei bem como, mas... sobrevivi.


Ou melhor, até sei. Para se ser freelancer é preciso vermo-nos como tal. E vivermos como tal, aceitando o que de bom e de mau o freelancing traz. E isso pode implicar, entre outras coisas, ter métodos de gestão diferentes. Gestão do tempo, das energias, do dinheiro.

Para a maior parte dos freelancers, gerir o tempo e a energia parecem tarefas mais fáceis, já a gestão do dinheiro... Para mim, o primeiro passo deve ser este: aceitar que a instabilidade dos rendimentos faz parte do negócio e viver de acordo com isso da melhor forma possível. É muito provável que, como freelancer, tenha que jantar menos vezes fora e convidar mais os amigos para vir cá a casa, que tenha de ponderar bem cada compra e, tantas vezes, de fazer escolhas e estabelecer prioridades, porque há que estar preparado para um mês menos bom. Depois, há o lado do investimento. Trabalhar por conta própria exige investimento constante - de tempo e, claro, de dinheiro.

Não há fórmulas mágicas nem regras que estiquem o dinheiro. Mas há formas criativas de contornar a instabilidade dos rendimentos e de viver bem com isso. Martha Retallick apresenta algumas em Proven solutions to freelance income fluctuation e LaToya Irby dá algumas dicas para fazer face às despesas extra, como o seguro do carro ou o IRS em Tips to manage those large, periodic expenses.

0 comentários: