RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Freelance e trabalho casual

Entusiasmado com a recente confissão da colega Alice Vincent, o Freelancer dos Wannabe Hacks decidiu, desta feita, dar alguns conselhos para freelancers que volta e meia têm trabalhos "casuais" em Tips on working casual shifts as a freelance journalist.
Mais tarde ou mais cedo pode acontecer que um editor com quem o freelancer trabalha regularmente precise de alguém para estar na redacção por umas semanas, para cobrir as férias de um jornalista, por exemplo. Quando isto acontece, diz Matthew Caines, há que aproveitar e não ter medo de trocar a desorganizada mesinha no canto do quarto por uma verdadeira secretária numa redacção por uns dias. Pode ser uma excelente forma de experimentar novos ambientes de trabalho, enriquecer o currículo, conhecer pessoas, criar ou reforçar algumas relações profissionais.

Já estive nesta situação de "trabalho casual" desde que comecei a minha grande aventura como freelancer a tempo inteiro. Concordo com Caines na maioria dos pontos, embora, para mim, a altura não tivesse sido a melhor: a proposta coincidiu com um pico de trabalho freelance e houve momentos complicados de gestão de tempo. Apesar do cansaço e da loucura que foram esses tempos, no final o saldo foi positivo: tive a oportunidade de fazer coisas diferentes, fiz um dinheiro extra, voltei ao trabalho em equipa, aprendi a trabalhar em novos suportes e, muito importante, ganhei novos contactos.

Se vale a pena aceitar estes trabalhos esporádicos? Se for uma oportunidade interessante, porque não?

0 comentários: