RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Fazer propostas

Propor trabalhos aos editores é a maneira mais comum de se conseguir entrar no mundo do freelancing. Para quem está a começar, esta fase inicial, a da proposta tem muito que se lhe diga.

Quando já existe uma relação entre o freelancer e o editor em questão, tudo se torna mais fácil - a revista já conhece o trabalho do jornalista - mas o primeiro contacto pode ser uma verdadeira prova de fogo e um teste de paciência. Primeiro, é preciso estar preparado para esperar pela resposta. Nas redacções a quantidade de e-mails que chegam por dia é assustadora, por isso é natural que demorem a responder ou mesmo que a nossa proposta vá parar à lixeira. Depois, há que insistir: ligar para perguntar se receberam o nosso e-mail é o próximo passo a dar. Um conselho: não desistir até conseguir uma resposta. Um sim ou um não. Ponto final.

Escolhido o tema, há que pensar na melhor forma de apresentar a proposta. O ângulo deve, sempre que possível, estar já definido, uma vez que este é a garantia de que o trabalho é uma visão nova e fresca de um assunto e não mais do mesmo. Os temas de agenda são de evitar - esses estão a cargo dos jornalistas da casa.

Posto isto, como convencer um editor? Não existem fórmulas mágicas, mas algumas dicas podem ajudar. O interesse do tema é um argumento óbvio, mas também é importante mostrar que somos o jornalista certo para o tratar. Como? Somos, de alguma forma, especialistas na área, temos os contactos certos ou facilidade em consegui-los e estamos por dentro do assunto. Por esta razão, de nada serve dizer que se quer fazer um artigo sobre ecologia. Não é suficientemente específico nem novo. Há que especificar e apresentar, quanto baste, o que pretendemos fazer. E sim, correndo o risco real de o editor pegar na ideia e fazê-la ele mesmo - e o "roubo" de ideias não é tão raro como se possa pensar.

Para resumir, não resisto à "sumarenta" metáfora de Chris Mandle, convidado do Wannabe Hacks:

"Pitching to an editor is not dissimilar to pitching a tent. [...] You need to know what you're doing, you need to plan; you need to have all the parts before the whole thing can come together."
O artigo completo está aqui: Tips on pitching.

0 comentários: