RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Os artigos de fundo na era do Twitter

The Rebirth of Long-form Journalism é um interessante artigo de Will Wlizlo que aborda um tema de que gosto particularmente: a sobrevivência dos artigos de fundo na era dos 140 caracteres. O autor cita Clive Thompson da Wired e dá pistas para esta tendência que as redes sociais e as notícias curtas geraram -  o renascimento do jornalismo de fundo.

Longreads, um agregador das melhores estórias de fundo da web, já percebeu que, apesar do sucesso das redes sociais e da ditadura dos caracteres, continua a haver espaço para artigos maiores, de investigação, que acrescentem qualquer coisa ao gigantesco fluxo de informação diária que recebemos através dos novos e velhos media. Pensar que não há leitores para este tipo de jornalismo é negar, dando o exemplo do audiovisual, a crescente aposta nas grandes reportagens emitidas após os principais telejornais.

Há, de facto, quem só consuma informação curta e imediata, mas também há quem goste de aprofundar conhecimentos sobre os assuntos que estão na ordem do dia. A informação de fundo complementa a informação imediata: já é tempo de todos percebermos isso.

0 comentários: