RSS
Jornalismo, freelancing, social media... e as estórias por detrás de tudo isto. Por Patrícia Raimundo

Manual de sobrevivência

Os primeiros tempos enquanto jornalista (exclusivamente) freelancer são duros e eu não sou a primeira nem vou ser seguramente a última a dizê-lo. Há dias que não rendem absolutamente nada e isso pode ser desesperante: o stock de ideias para artigos parece estar esgotado, todos os temas parecem gastos e mais que vistos e, para ajudar, recusam aquelas que nos parecem ser as nossas melhores propostas de sempre. O que fazer quando enveredar pelo freelancing parece ter sido um grande erro?

Primeiro, há que respirar fundo, desdramatizar... e aprender com quem já está nestas andanças há mais tempo.

Poucos dias antes de me ter visto a braços com a decisão de me tornar jornalista freelancer, Adam Westbrook publicou no site OWNI o artigo Freelance journalism: A survival guide. Confesso: estava mesmo a precisar de ler uma coisa assim.

A partir da sua própria experiência, o jornalista (que há um ano também ficou desempregado e decidiu trabalhar por conta própria) dá 10 preciosas dicas para quem se quer aventurar no freelancing sem desistir ao fim de uma semana. Tenho seguido algumas delas: já criei o meu Google Calendar, para não cair na tentação de dormir até à uma da tarde ou de misturar trabalho e lazer e tem resultado muito bem. Faço dois dias de folga por semana e organizo os meus dias conforme o trabalho que vou tendo. Também criei este novo blog que serve tanto de portefolio como de "diário", com posts sobre jornalismo freelance.

Alguns dos conselhos de Westbrook são mais difíceis de cumprir: ainda não consigo aceitar que preocupar-me com dinheiro não me vai trazer nada de novo a não ser umas quantas úlceras nervosas e também não consigo relaxar ao ponto de deixar que o trabalho venha ter comigo. Mas... tudo a seu tempo!

O site Media Helping Media também costuma ter umas dicas interessantes para jornalistas: como encontrar temas interessantes, como conquistar um entrevistado... e muitos outros conselhos para trabalhos específicos.

Ponto Media do António Granado, o melhor blog português sobre jornalismo e jornalistas, é de visita obrigatória. Tem sempre óptimos links para outros artigos sobre media, insights interessantes e a experiência de quem já faz e pensa o jornalismo há uns bons anos.

0 comentários: